ciclodobb

ciclodobb
Atividades

31 de mar. de 2012

Como estimular o desenvolvimento motor da criança

Ele se move!

Firmar a cabeça, sentar-se, ficar de pé... Tudo isso faz parte do processo que vai levar à primeira e, ainda cambaleante, caminhada. Você pode ajudar seu filho a dar esse grande passo em seu desenvolvimento motor.

Logo que nasce, seu bebê passa por uma série de testes. Colocado de pé sobre uma superfície plana, o recém-nascido já "anda". É o chamado reflexo de marcha, uma das provas de que está tudo bem com ele. Vai demorar ainda uns bons 11 meses para que seu filho realmente ande, sozinho, sem ninguém segurando, mas ele começa a se preparar pra isso desde cedo.

Nesse meio tempo, o bebê vai ter outras grandes conquistas, todas preparatórias desse pequeno grande momento: firmar a cabeça, erguê-la quando colocado de bruços, depois, ainda de barriga pra baixo, conseguir erguer o peito, apoiando-se nas mãos, sentar-se com apoio, depois sozinho, conseguir ficar de pé segurando-se nos móveis, depois sem as mãos...

Cada um deles vai ser motivo de comemoração, fotos e filmagens. E tem de ser assim mesmo. É importante acompanhar de perto esse desenvolvimento e estimular seu filho, sem pressa. O desenvolvimento motor se dá sempre nesse sentido, que recebe o complicado nome técnico de crânio-caudal, ou seja, da cabeça para os pés. E todas as crianças seguem a mesma sequência.

Agora, cada criança tem seu ritmo e pequenas variações são normais. Em caso de dúvida, converse com o pediatra. Sempre.

Algumas crianças engatinham muito cedo, outras pulam essa fase sem que haja nenhum problema. Os neurologistas explicam: engatinhar não é uma etapa obrigatória do desenvolvimento motor, ao contrário de erguer a cabeça ou se sentar. Como engatinhar permite que a criança enxergue o mundo de uma forma diferente que as outras posições, vale a pena estimulá-la. Tudo sem estresse, na brincadeira.

Alguns bebês não engatinham por falta de espaço e oportunidade e isso é possível resolver. Você pode estimulá-la a ficar de bruços colocando-a sobre tapetes de atividades e a erguer a cabeça, agitando um brinquedinho na frente do rosto do bebê, por exemplo.

Andadores em que a criança precisa se apoiar para manter-se ereta, podem estimulá-la a ficar em pé e a dar os primeiros passos. Tome cuidado com aqueles com rodinhas, em que a criança fica de pé "segurada" pelo próprio artefato e "anda" mesmo sem ainda saber andar sozinha. Ao contrário de estimular a marcha, esses aparelhos podem atrasar o desenvolvimento do seu filho, já que ele fica na ponta dos pés, o que não é maneira natural de caminhar, além de provocar acidentes sérios (como cair numa escada). Andador, só o brinquedo mesmo, com a criança apoiando a planta do pé no chão e com você por perto. São pequenos passos para a humanidade, mas uma viagem à lua pra ele.

Quando seu filho vai...


...sustentar a cabeça quando colocado de bruços, apoiado nos antebraços...
Por volta dos 4 meses

...sentar-se com apoio...
Por volta dos 4 meses

...sentar-se sem apoio...
Por volta dos 6 meses

...engatinhar
Por volta de 8 meses, mas algumas crianças andam sem ter engatinhado antes

...ficar em pé sem apoio
Por volta dos 10 meses

...andar sem apoio
Por volta dos 11 meses

Desenvolvimento Motor

Receitas fáceis para crianças

Está cansado(a) de servir sempre os mesmos jantares aborrecidos às suas crianças?
Tente algumas destas ideias que são do agrado das crianças, fáceis, rápidas e também nutritivas. Sem qualquer espécie de dúvida, se você perguntar às crianças qual è a sua refeição favorita, a resposta será Mac e Cheese ou pedaços de frango frito. Há, de certeza, mais opções para a preparação das refeições para as crianças.
Vamos rever algumas ideias amigas das crianças.
As massas são uma excelente ideia para os miúdos! Servir esparguete poderá ser divertido e nutritivo ao mesmo tempo. Se o quiser melhorar, em vez do molho de tomate, poderá servir o esparguete com pedaços de flor de brócolos; ou tiras de frango. No topo da lista está a pizza, a pizza caseira.
Neste caso, você poderá utilizar ingredientes nutritivos e acessíveis à sua carteira. Se for servir hambúrgueres, de carne ou de queijo, faça-os no momento.Os hambúrgueres numa caixa ficam muito ricos em sódio.
Inclua diferentes tipos de queijo para os tornar mais interessantes e deliciosos.
Como os miúdos adoram pedaços de frango! Em vez de um conjunto de comida rápida, prepare pedaços de frango em casa. É muito simples e também muito nutritivo.




Em lugar de batatas fritas sirva batatas assadas.
A sopa é um prato magnífico para as crianças. Sopa de lentilhas é a sua favorita. Acrescente-lhe cenouras e aipo e estará a cumprir a maior parte dos requisitos dietéticos. E que tal queijo na grelha acompanhado por um prato de sopa?
Escolha preparar tortilhas caseiras, utilizando ingredientes saudáveis e saborosos.
Seja o que for que vá preparar, assegure-se de que irá servir vegetais a todas as refeições. Espinafres, brócolos, feijão verde e cenouras são de elevado valor nutritivo.
Como a maior parte das crianças arreda os vegetais para a borda do prato, pense em maneiras agradáveis de os servir.
Por exemplo: acrescente queijo no topo de brócolos cozidos e leve-os ao microondas. Fica delicioso! Apresentar às crianças refeições preparadas de diversas maneiras divertidas encorajá-las-á a comer alimentos a que anteriormente torceriam o nariz!
A variedade é o condimento da vida. A sua família apreciará as refeições acima mencionadas mas o mais importante é que os seus filhos as vão adorar.